Rua Ilka Frantz, 311 - Mato Preto -São Bento do Sul – SC     ronaldorlssbs@yahoo.com.br    (47) 99624-1375 ou (47) 98819-8224

Perguntas Frequentes

Confira abaixo, as respostas para as perguntas mais frequentes sobre eletrecidade residencial e predial que recebemos pelo nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Não. Quando você apaga a luz, não há consumo de energia. A lâmpada não irá consumir mais energia do que o normal se você resolver acendê-la em seguida. Acender e apagar as luzes com frequência diminui a vida útil das lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes também sofrem alteração, mas como sua vida útil é muito grande, é mais econômico desligá-la, mesmo que por pequenos intervalos de tempo.
Sim, a vida útil de uma lâmpada é influenciada pela quantidade de acendimentos a que ela é submetida. Porém, é importante pensar na questão custo/benefício: a energia economizada ao apagar as lâmpadas pode compensar a diminuição de sua vida útil.
Sim. Por exemplo: os equipamentos (televisor, DVD, microondas, videocassete, etc) que a maioria das pessoas têm em casa em standby (modo de espera) podem consumir 32,5 kWh por mês. Para saber qual o consumo em standby de cada aparelho, você deve consultar o manual do fabricante. Cada aparelho possui características e variáveis próprias de acordo com o seu dimensionamento e marca.
Antes de mais nada, é preciso conhecer a potência do equipamento. Procure esta informação no manual do fabricante. Em seguida, faça o cálculo da seguinte forma:

Potência do Equipamento (W) x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso mês, dividido por 1000. Para achar o valor em Reais multiplique o consumo médio mensal em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local.

Obs.: São consideradas as potências médias dos equipamentos, entretanto tais valores podem variar de acordo com o fabricante do equipamento, ano de sua fabricação, estado de conservação, etc.

O conceito de eficiência energética está vinculado à redução de consumo sem perdas no conforto e na qualidade dos produtos.
Fuga de energia é o vazamento da energia devido a falhas no isolamento ou as conexões da fiação interna do imóvel. Para detectar esse problema, agende uma visita de um dos nossos funcionários. Eles são treinados para este tipo de trabalho.
O consumo de uma lâmpada fluorescente compacta, circular ou tubular, é apenas 25% do de uma lâmpada incandescente. Dê preferência para as lâmpadas com o Selo Procel Inmetro de Desempenho na área de iluminação, pois ele é a garantia de um produto durável e econômico.
Primeiramente, você deve saber se o relógio é analógico ou digital.

ANALÓGICO: este é composto por quatro relógios. Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado a sua direita. Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.

DIGITAL: o medidor digital ou ciclométrico apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.

Quando o leiturista não consegue fazer a leitura do medidor, o valor da fatura é calculado pela média dos últimos doze meses. Isso pode ocasionar um acúmulo de consumo, pois quando for feita a leitura no relógio poderá ficar constatado que o consumo foi maior do que o cobrado nas contas pela média. Se houver diferença de consumo, esse valor será cobrado. Por isso o consumidor deve facilitar o acesso ao relógio. É importante lembrar que na conta vem discriminada a data da previsão da próxima leitura, para que o consumidor possa se programar.
Não podemos comparar um fornecimento com o outro. Mesmo possuindo os mesmos equipamentos que o seu vizinho, algumas questões devem ser observadas quanto à marca e modelo de cada equipamento, hábitos de uso e períodos em que cada cliente os utiliza ligados. O número de pessoas residentes também é um fator importante.
Por ordem, são: geladeira e freezer, chuveiro elétrico, iluminação, televisão, ferro de passar, máquina de lavar e outros (enceradeira, liquidificador, aspirador de pó).
Watt é a unidade de medida da potência que cada aparelho requer para seu funcionamento, e o nome é dado em homenagem ao físico escocês James Watt. Volt é a unidade de medida da tensão em que é fornecida a energia elétrica. O nome é homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.
Retire os equipamentos da tomada e aguarde o reestabelecimento da energia.
Não. O que determina o consumo de energia é o tempo de uso e a potência dos eletrodomésticos instalados, e não a sua tensão.
Sim. Caso haja uma sobrecarga em função de um raio, a rede elétrica, os cabos telefônicos e mesmo os cabos de TV por assinatura podem conduzir corrente até os aparelhos, danificando-os independente de estarem desligados.

RLS Eletrônica

Atendimento Online

Queremos saber o que você precisa de forma rápida e fácil! Faça aqui um Orçamento online ou fale com um dos nossos atendentes.